Os sistemas de criação mais tradicionais geram impactos ambientais significativos devido ao alto consumo de água e à produção de resíduos. O RAS visa reduzir o consumo, reutilizando e tratando a água, permitindo produção intensiva de forma sustentável. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da densidade de estocagem de juvenis de tilápia, na dinâmica de nutrientes na água de RAS, utilizando diferentes biofiltros. Foram utilizadas 18 unidades RAS, cada uma com uma caixa de polietileno de 40 L e uma de 6 L para os filtros, mecânico e biológico. Após 30 dias de maturação, os peixes, com peso inicial médio de 0,59±0,05g, foram distribuídos e alimentados com ração comercial, três vezes ao dia até saciedade aparente, durante 30 dias. O delineamento experimental foi DIC fatorial, utilizando três biofiltros: (A) 100% argila expandida; (B) 100% brita 0; e (AB) 50% argila expandida + 50% brita 0; e duas densidades (5 e 10 peixes por caixa, respectivamente). Os parâmetros físico-químicos da água foram monitorados diariamente utilizando sonda multiparâmetro. Semanalmente foram coletadas amostras de água para análise da concentração de amônia e nitrato. Os parâmetros zootécnicos calculados foram: Ganho de peso, Taxa de Crescimento Específico, Fator de condição e Taxa de Sobrevivência.
Não houve diferenças para temperatura, pH, TDS, e CE entre os tratamentos durante o período experimental. O oxigênio dissolvido de todos os tratamentos apresentou uma queda entre os dias 7 e 14. As concentrações de amônia variaram de 0,19 a 3,50 mg/L. Os biofiltros A10 e B10 apresentaram valores superiores aos demais biofiltros, aos 14 dias. As concentrações de nitrato não apresentaram diferença estatística entre os dias ou biofiltros, variando de 22,5 a 85,7 mg/L. O desempenho zootécnico pode ser observado na Tab. 1.
Por tanto, conclui-se que todos os biofiltros foram capazes de manter os parâmetros de qualidade de água e bom desempenho zootécnico nas diferentes densidades. O biofiltro AB10 mostrou-se mais eficiente na manutenção de baixas concentrações de amônia e satisfatório desempenho zootécnico.