Latin American & Caribbean Aquaculture 2025

October 7 - 9, 2025

Puerto Varas, Chile

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DO CAMARÃO-BRANCO-DO-PACÍFICO ALIMENTADO COM DIFERENTES DIETAS

Uclédia Roberta Alberto dos Santos*, Barbara Hostins, Cibele Tesser da Costa, Natalia de Souza Gati, Diogo de Oliveira Marques, Norha Constanza Bolívar Ramírez, Talita Ribeiro Gagliardi, Maria Helena de Araújo Mendes, Júlia Victória Rodriguez Heindrickson, Walter Quadros Seiffert, Felipe Boéchat Vieira

 

Laboratório de Camarões Marinhos, Departamento de Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina, 88040-900 Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: uclediaroberta@yahoo.com.br



Dentre os aditivos empregados na aquicultura, destacam-se os probióticos, que atuam especialmente na homeostase intestinal dos animais cultivados e apresentam efeito positivo na saúde intestinal e imunomodulação de camarão. Do ponto de vista zootécnico, a colonização destas bactérias leva a um aumento da taxa de crescimento, sobrevivência e atua na digestão e disponibilização de nutrientes.

Foi avaliada a inclusão de diferentes porcentagens do produto Sanolife PRO-2 (Bacillus subtilis, B. licheniformis e B. pumilus), sob o desempenho zootécnico de Penaeus vannamei ao longo de 60 dias. Camarões com peso médio inicial de 3,29 ± 0,15 g, passaram a ser alimentados com quatro dietas diferentes contendo concentrações variadas (0, 2, 5 e 10 g/kg) do probiótico. Os tratamentos foram realizados em triplicata (50 camarões/unidade experimental), contendo 400 litros de água clara com troca diária de 150%. Oxigênio dissolvido e temperatura foram monitorados diariamente; amônia, nitrito, pH e salinidade, a cada sete dias. A alimentação foi ofertada quatro vezes ao dia e biometrias semanais foram realizadas para estimar o ganho de peso.

Ao final dos 60 dias, as dietas 5 e 10 g/kg de probiótico, apresentaram maior sobrevivência e biomassa (Tabela 1; p>0,05). A sobrevivência foi de 100% até o décimo quatorze dia em todos os tratamentos. Após 35 dias de cultivo, os grupos com as dietas 3 e 4 mostraram sobrevivência estatisticamente superior ao controle. Porém, não houve diferença significativa no peso final, FCR e ganho de peso semanal (p<0,05).

Os resultados indicam que a inclusão de 5 e 10 g/kg de Sanolife PRO-2 aumenta a sobrevivência e a biomassa dos camarões durante o cultivo. No entanto, não afeta o crescimento e a conversão alimentar.

Apoio: INVE Technologies NV, Hoogveld 93, Dendermonde, Belgium.