• Espanol
  • Portuguese
  • English
Notícias

Coluna do Presidente Setembro 2023

A previsão de produção aquícola para a região latino-americana conta, neste ano, a mesma história familiar que observamos nos últimos anos: impactos de várias fontes externas, aprendizado para se adaptar a eles e muitos testes da resiliência dos agricultores e suas comunidades. Em particular, a indústria comercial de tilápia no continente está enfrentando novos desafios com impactos de doenças.
Leia mais

Coluna do Presidente Junho 2023

Parece que ainda ontem estávamos planejando LACQUA23 no Panamá, e agora nosso Capítulo LACC já está focado em Medellín, na Colômbia, para LACQUA24. LACQUA23 na Cidade do Panamá foi uma conferência muito agradável. Houve um total de 1189 participantes de 48 países, incluindo 58 estudantes.
Leia mais

Coluna do Presidente Março 2023

Em 2022, a população total da América Latina e do Caribe chegou a 660,3 milhões de pessoas, com uma taxa de crescimento populacional anual de 6,7%. Projeções para 2050 indicam que a região abrigará 737 milhões de pessoas. Atualmente, 32,3% da população vive na pobreza e 12,9% na extrema pobreza.
Leia mais

Coluna do Presidente Dezembro 2022

O ano de 2022 foi muito movimentado para o nosso Capítulo. Decidimos ajudar nossa sociedade a voltar à normalidade o mais rápido possível, mas claro, respeitando as condições sanitárias ao redor do mundo e específicas de cada país em relação à pandemia de Covid 19. É por isso que nosso evento global coincidiu com o LACQUA 2022, que aconteceu em abril de 2023 na bela Mérida, Yucatán, México.
Leia mais

Coluna do Presidente Setembro 2022

O mais recente relatório State of World Fisheries and Aquaculture (SOFIA 2022) da FAO mostra que a produção aquícola nas Américas (Américas, de acordo com o documento) atingiu 4,4 milhões de toneladas de peso vivo para todas as espécies, representando um aumento de 57% em relação ao período 2010-2020.
Leia mais

Coluna do Presidente Junho 2022

A recém-concluída conferência mundial de aquicultura em Mérida, Yucatán, México, foi uma conferência pequena, mas muito rica. Esta conferência, que foi adiada várias vezes, incluiu a representação do Capítulo da América Latina e Caribe e serviu para restabelecer nossas conferências presenciais da WAS na região.
Leia mais

Coluna do Presidente Dezembro 2021

Enquanto escrevo esta coluna no dia 30 de novembro, Dia Internacional da Aquicultura, é oportuno falar hoje sobre alguns aspectos gerais que moldarão nosso setor nos próximos anos. Ainda estamos aprendendo a lidar com a pandemia de COVID-19 e tentando nos adaptar às mudanças que ela traz para nossas vidas, mas, ao mesmo tempo, novos desafios estão surgindo para a comunidade aquícola.
Leia mais

Coluna do Presidente Setembro 2021

Esta deveria ter sido minha última coluna, pois havíamos planejado realizar nossa reunião do Conselho em novembro durante a conferência global conjunta da LACC e da WAS em Mérida, México. No entanto, após uma avaliação detalhada da atual situação da pandemia, o Comitê Organizador do World Aquaculture 2021 (WA2021) decidiu adiar a conferência para 24 a 27 de maio de 2022.
Leia mais

Coluna do Presidente Junho 2021

Este ano, nossa conferência anual foi realizada em formato virtual e estamos orgulhosos do interesse que recebemos de nossos membros do WAS e do público em geral. As seis sessões foram organizadas em torno de uma série de tópicos que refletem a indústria aquícola e a expertise disponível na região da América Latina e Caribe (Economia e Mercados, Camarão, Macrobraquium, Tilápia, Peixes Nativos e Marinhos, Gestão Sanitária e Sistemas Agropecuários).
Leia mais

Coluna do Presidente Março 2021

Estou no meu segundo e último ano como Presidente do Capítulo da América Latina e Caribe e espero que este novo ano nos proporcione a oportunidade de recuperar algum tipo de interação como costumávamos ter. Em breve teremos nossa conferência anual, 100% online. LACQUA20 acontecerá de 23 a 25 de março de 2021 e contará com palestras de palestrantes selecionados sobre temas relevantes para a nossa região:
Leia mais

Downloads

Próxima reunião.

24 a 27 de setembro de 2024

24 a 27 de setembro de 2024

A Colômbia tem uma grande diversidade hidroclimática e geográfica, o que tem favorecido o desenvolvimento do aquicultura, contando assim com a produção de espécies tanto as águas quentes como as águas frias, principalmente em água doce, A maricultura continua a ser uma área a desenvolver e a reforçar. As maiores espécies de produção são vermelhas e Nilóticas Tilápia, cachama, truta arco-íris e espécies nativas.