Latin American & Caribbean Aquaculture 2019

November 19 - 22, 2019

San Jose, Costa Rica

ÓLEOS ESSENCIAIS DE Ocimum americanum E Lippia alba COMO ANESTÉSICOS NO PRÉ-ABATE DE TILÁPIA DO NILO: ANÁLISE SENSORIAL DOS FILÉS

Viegas, Elisabete Maria Macedo*¹; Rucinque, Daniel Santiago¹; Lapa-Guimarães, Judite ²
 
¹ Laboratório de Aquicultura, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.
² Laboratório de Análise Sensorial, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.
Universidade de São Paulo. Av. Duque de Caxias Norte, 225, CEP 13635-900, Pirassununga/SP
 

Introdução: A normativa de abate humanitário do Brasil não inclui peixes. A hipotermia em água e gelo é o método utilizado no pré-abate de peixes no Brasil, embora tal método não seja recomendado pela OIE. O objetivo deste estudo foi avaliar os óleos essenciais de Ocimum americanum e Lippia alba como anestésicos para tilápia do Nilo e sua influência sob o aroma e sabor dos filés.

Material e métodos: Tilápias do Nilo (574.0 ± 170.8 g; 30.9 ± 3.1 cm) foram divididas em três grupos (n=20 peixes/grupo), Controle, Ocimum americanum (OA), Lippia alba (LA). Os óleos foram diluídos previamente em etanol (1:10) e utilizados a 500 µL/L em um aquário de vidro de 15 L. Após a indução anestésica, os peixes foram abatidos por sangria. Os peixes controle foram abatidos da forma tradicional de hipotermia por imersão na água gelo durante 30 min e posterior sangria. Os filés foram comparados por 120 provadores não treinados, em um teste cego de comparação com o controle. O grau de diferença de aroma e sabor em comparação ao controle foi mensurado usando uma escala de sete pontos, onde; -3=muito pior que o controle, -2=moderadamente pior que o controle, -1=ligeiramente pior que o controle, 0=sem diferença do controle, 1=ligeiramente melhor que o controle, 2=moderadamente melhor que o controle, 3=muito melhor que o controle.

Resultados e discussão: Filés de peixes anestesiados com OA receberam maiores escores para aroma (mediana, Q1-Q3) (2; 1-3) em comparação a LA (1: 0-2) e o controle (1; 0-2) (Fig. 1A). Não houve diferença significativa entre os tratamentos quanto ao sabor dos filés (Fig. 1B).

Conclusão: O uso do óleo essencial de O. americanum no pré-abate melhora o aroma no filé de tilápia do Nilo. Por não causar diminuição da qualidade sensorial dos filés, a anestesia com os óleos essenciais de O. americanum e L. alba podem ser uma alternativa ao uso de hipotermia no pré-abate de peixes no Brasil.