Latin American & Caribbean Aquaculture 2019

November 19 - 22, 2019

San Jose, Costa Rica

AVALIAÇÃO QUÍMICO-FÍSICA DE RAÇÃO PELETIZADA PARA Macrobrachium rosenbergii COM A INCLUSÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia alba NA DIETA

Karina Ribeiro*, Eduarda T. Almeida, Car los H. Nascimento, Gleisson R. F. Costa, Maria Rosalba F. Silva, Rodrigo A. P. L. F. Carvalho.
Escola Agrícola de Jundiaí
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
RN 160, Km 03, S/n - Macaíba, Rio Grande do Norte - Brasil.

Realizou-se a avaliação química-bromatológica e lixiviação da matéria seca da ração desenvolvida  para Macrobrachium rosenbergii  com a inoculação de níveis crescentes de óleo essencial de Lippia alba .  As rações foram confeccionadas de acordo com as exigências descritas para a espécie em estudo.  Logo após a peletização, as dietas, foram  individualmente mantidas em estufa a 55 ºC por 24 horas.  Posteriormente, realizaram-se as análises químico-bromatológicas para determinação de: umidade, matéria seca (MS), matéria mineral (MM), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), carboidratos totais (CHOT), fibra em detergente neutro (FDN) e c arboidratos não fibrosos (CNF) de pequenas amostras de ração.  Para  determinação das perdas de matéria seca por lixiviação foram pesados 2g de ração imersos a 100 ml de água destilada, levadas ao banho m aria a temperatura de 27 °C por 4 horas , após foram filtradas e levadas à estufa 105 °C.  Os resultados apontam  baixa variação entre os dados de MS, MM, PB, CNF e FDN, evidenciando que as dietas não perderam suas propriedades e mantiveram-se isoproteicas. Os resultados de EE evidenciam valores que corroboram com a inclusão dos níveis do óleo essencial de Lippia alba , enquanto que os níveis de CHOT foram crescentes com o aumento dos níveis de óleo.

Para os níveis de retenção de nutrientes podemos verificar  (Tabela 02)  que a inclusão do óleo essencial não interferiu na qualidade física do pelete, todos os tratamentos apresentaram valores superiores a 91% de retenção de nutrientes, indicando uma alta qualidade e de boa referência.

Conclui-se que a inclusão do óleo essencial de L.  alba  na dieta de Macrobrachium rosenbergii   não apresentou alterações para os níveis nutricionais e de qualidade da ração.  Observa-se ainda que nas condições experimentais as dietas estarão em boa qualidade para arraçoamento a cada quatro horas e na temperatura de 27 ºC.